Como criar uma operação de cessão?
Aprenda a criar uma operação de cessão, otimizando o uso dos seus recebíveis, fazendo simulações e escolhendo o destino do recurso desembolsado.
Importante: para criar uma operação de cessão, você precisará ter recebíveis disponiveis em seu Banco de Recebíveis. Para saber como importar recebíveis para o banco clique aqui.
1. Depois de fazer o login na plataforma, vá até o menu "Minhas Operações" > "Cessões", que está localizado no canto superior esquerdo da tela.

2. No canto superior direito, clique em "+ Nova Cessão"

3. Selecione o produto que você deseja utilizar.

4. Aqui você deverá escolher entre duas opções:
- Selecionar todos os receíveis disponíves: nesta opção, o sistema irá selecionar todos os recebíveis disponíveis em seu Banco de Recebíveis que atendam aos critérios de elegibilidade. Selecione esta opção se você deseja fazer uma operação de maior valor possível no momento.
- Valor de Desembolso Desejado: nesta opção, o sistema irá selecionar entre os recebíveis disponíveis em seu Banco de Recebíveis que atendam aos critérios de elegibilidade, até o valor que você deseja desembolsar. Selecione está opção se você deseja fazer uma operação com valor pré-determinado.

5. Em seguida, selecione a data em que você deseja agendar o desembolso da operação.

Lembrete: a Plataforma Farmtech permite que você agende desembolsos para o dia útil seguinte, desde que a operação seja criada até as 10h00 da manhã (horário de Brasília) e para até 5 dias úteis subsequentes.
6. Ao clicar em Continuar, o sistema irá calcular o valor de líquido (a desembolsar) de cada recebível disponível no seu Banco de Recebíveis.
- Caso você tenha preenchido o Valor de Desembolso Desejado, o sistema irá automaticamente selecionar recebíveis suficientes para chegar no valor mais próximo do valor desejado, respeitando o limite de crédito disponível de cada cliente final.
- Caso você tenha marcado a opção de Selecionar todos os receíveis disponíves, esta regra será seguido mas, também, respeitando o limite de crédito disponíel de cada cliente final.
Lembrete: Se não houver recebíveis suficientes para alcançar o valor desejado na operação, você poderá alimentar o seu banco de recebíveis clicando em "Importar Novos Recebíveis".

Independentemente da seleção realizada pelo sistema, você poderá marcar manualmente os recebíveis que deseja incluir na operação. Sempre que você alterar os recebíveis selecionados, o valor de Desembolso Previsto, visível no canto superior direito da tela, será atualizado.

Após finalizar a seleção de recebíveis, clique em Continuar e aguarde a validação dos recebíveis. Isso pode levar alguns minutos.

7. Após a validação, você poderá revisar os dados e verificar o valor de desembolso previsto.

Caso queira, você poderá consultar quais foram os recebíveis aprovados e recusados, bem como os motivos de recusa. Para isso, clique em "Exportar".

Ao clicar em Continuar, você seguirá para a última etapa, onde deverá escolher o fornecedor para o qual deseja direcionar o desembolso.
8. Nesta etapa, clique em "Adicionar Fornecedor para Pagamento" e escolha, dentre os mais de 100 fornecedores cadastrados, para quem deseja desembolsar.

Importante: se você não encontrar o fornecedor que procura, entre em contato conosco e solicite o cadastro.
Após realizar a escolha do fornecedor, leia o quadro de Informações Importantes e, estando de acordo, marque "Li e estou de acordo com as informações para realizar a cessão de recebíveis".
Após isso é só clicar em "Criar" para concluir.
Pronto! 👍
A operação de cessão foi criada com sucesso! Na véspera do dia do desembolso, os representantes da empresa receberão o Termo de Cessão para assinatura eletrônica.
👉 Clique aqui para apreender a acompanhar o desembolso 👈